Entrada » Cursos » Seminários de Fim-de-Semana

Seminários de Fim-de-Semana

Introdução

Os seguintes temas são para os workshops que nós próprios organizamos.

Local: Almoçageme ou a combinar.
Horário: a combinar
Participantes: mínimo 4; máximo 8
Contribuição: a combinar

Os temas dos seminários de fim-de-semana são a combinação entre Arte e Desenvolvimento Pessoal. E são cruciais na Lazzarus.

Seminários

  • Actividades artísticas

    Trabalhar artisticamente em grupo desenvolve fortes forças sociais. Significa que aprendo a partir do que eu crio, mas também do que os outros fazem, e também como eles vivem o que eu criei. Numa comunidade, precisamos de individualidades fortes, mas estes indivíduos precisam aprender técnicas para o trabalho em conjunto.

    • Estudo das figuras de Michelangelo para a capela de Medici, Florença (Noite, Dia, alvorecer, entardecer). Como estão estas figures relacionadas com os quatro temperamentos? Qual é o significado dos temperamentos? Como podem os "temperamentos" aprender a trabalhar em conjunto? Método: Usando modelagem em barro, palestras, tarefas individuais e em grupo.
    • Formas e cores arquetípicas. Introdução à pintura em aguarela e modelagem em barro

      Seminários de fim-de-semana
  • Unindo-nos com a Terra e a Natureza

    A par com o crescente interesse no ambiente, artistas têm desenvolvido, há já quase uma geração: land art, parques de esculturas e jardins com esculturas vivas.

    Novos caminhos estéticos e criativos, de trabalhar com a terra foram encontrados.

    Andy Goldsworthy usa materiais simples: folhas, gelo, seixos coloridos, bagas, etc, e cria experiências deliciosas ou profundamente comovedoras.

    Este seminário oferece a possibilidade de cada participante criar a sua própria peça deste tipo de arte.

  • Impulso individuais para a casa e o jardim

    A casa e o seu entorno, qualquer que seja, oferece uma oportunidade para a expressão individual.

    Ao nos tornamos cada vez mais individuais cresce a necessidade de novas direcções, soluções, ideias e possibilidades para criamos o "nosso espaço".

    Método: Usando trabalho artístico, observações práticas e estudos relevantes sobre este tema, tais como: Robert Sardello, Terence Conran, Andy Goldsworthy e Paul Cooper.

    Os participantes poderão ganhar novos impulsos para a sua situação individual.

  • Design nas oficinas de terapia social

    O artesanato está decaindo rapidamente, apenas algum é mantido por um pequeno e velho grupo de artesãos. O que foi originado pela sabedoria instintiva, num passado longínquo, fazendo parte de cada povo, pode tornar-se, hoje, a base um novo impulso, individual: Craft Design.

    Na Grã Bretanha William Morris foi um dos pioneiros da renovação do artesanato através da inspiração artística.

    Método: através de experiências e observações práticas, modelagem em barro e estudo de textos relevantes, os participantes podem adquirir novos impulsos neste campo.

  • História de Arte sob o ponto de vista da consciência humana

    A arte reflecte a consciência do artista , mas também do seu tempo e da cosmovisão da sua própria cultura. Hoje, os artistas ocidentais são muito individualistas, no entanto, um artista, no Antigo Egipto, experienciava-se como parte do corpo do Deus-Faraó. Um estudo da arte europeia desde a Antiga Grécia até aos nossos dias revela uma enorme mudança da consciência do Homem e do seu mundo.

  • Sete qualidades anímicas arquetípicas

    Nos sete dias da semana da maior parte das línguas europeias (não em português) está escondido o nome dos sete planetas. Podemos, através do estudo dos 7 planetas, 7 cereais e 7 árvores começar a entrever uma imaginação cósmica das 7 qualidades planetárias arquetípicas. Tornando-nos conscientes delas, podemos tentar amadurecê-las em nós: um caminho consciente da transformação da alma.

    Método: palestras, exercícios artísticos, observação cuidadosa de fenómenos naturais.

  • Os segredos do Zodíaco

    A ciência materialista não pode fazer uma ponte entre o cosmos e a alma humana. A astrologia estuda como os planetas e as estrelas fixas do zodíaco estão relacionadas com o ser humano: o que está em cima, está em baixo. Se os aspectos da minha carta astral " governam " a minha vida onde está a liberdade humana?

    Tornar-me consciente da influência das estrelas dá-nos uma maior compreensão de nós próprios, um caminho consciente de transformação.

    Método: estudo dos signos do zodíaco, tarefas individuais e exercícios artísticos em grupo.

  • Metamorfose: as possibilidades transformadoras do ser humano

    Goethe e o estudo da planta arquetípica, o seu conceito de polaridade, intensificação, união e metamorfose da forma.

    Método: Observação de plantas , exercícios de pintura e de modelagem em barro.

    O conceito de metamorfose aplicado à vida humana: na biografia ou na educação de adultos, um processo consciente de aprendizagem em sete passos.

Lázaro, por Van Gogh
Pintura de Van Gogh