Entrada » Projectos de Escultura » O Livro da Oliveira

O Livro da Oliveira

A Oliveira é o tema deste trabalho. Na paisagem cultural mediterrânica , o azeite é uma cultura ancestral e é impensável uma culinária sem este precioso líquido.Para além da culinária o azeite foi usado como medicamento, como combustível,as velhas lamparinas, para fazer sabão ou para untar ou massajar o corpo.A importância e antiguidade do azeite podem ser compreendidas pelo facto de a palavra “óleo” derivar do mesmo radical que “oliveira”.

De acordo com descobertas arqueológicas, podemos recuar 5.000 anos até um documento encontrado na Babilónia (Hammurabi ) onde todo um capítulo é dedicado às leis para o comércio do azeite. Cerca de 500 a.c. os gregos trouxeram as primeiras oliveiras para a Sardenha, Sícilia e Calábria, a partir daí o cultivo estende-se gradualmente até Roma.

Coltivate L’Olivo da Adriano Del Fabro,1992.

Tábuas em barro datadas de 2400 a.C. foram encontradas em EBLA, SÍRIA e descrevem a plantação de oliveiras e as quantidades de azeite produzidas: 7000 talhas de 60Kg cada, para a corte real e 4000 talhas para o povo. Na língua deste povo, o Akkadian , zir-ir-tun é a palavra que irá dar origem a zeitoun em árabe e em português azeitona, donde surge o nome do óleo : azeite.

Existe uma continuidade desde estas arcaicas civilizações até às esculturas de Michael Motteram. O olival é a mitologia deste escultor . é a partir deste espaço que ele avista o mundo. Michael Motteram ao falar do seu trabalho usa o conceito bonding ( ligar, enlaçar, unir ): “Vê- las de pé( às oliveiras ) , fazer a apanha da azeitona, proporcionou-me uma nova relação com a madeira. Eu sei que se comprar uma tábua da serração, esta terá uma dada forma,geométrica, talvez um pouco empenada ou rachada mas, fundamentalmente, muito semelhante a qualquer outra tábua da pilha donde a primera foi retirada. Não é sentimentalismo, ou ânsia por uma era passada. Não , é mais profundo e de maior importância”.

La Forma Verticale
Altura: 70cm
Madeira de Oliveira: Itália
Base: travertino, Tivoli, Itália

 

A Primeira Árvore A Primeira Árvore
Altura: 1,20m
Madeira de Oliveira: Itália
Base em Pinheiro

 

The Book of the Olive The Book of the Olive
Largura: 40cm
Madeira de Oliveira: Itália

 

Relief Relief
Largura: 50cm
Madeira de Oliveira: Itália
Moldura em ferro

 

The Cry The Cry
Altura: 50cm
Madeira de Oliveira: Itália

 

Oliveira III Oliveira III(changes)
Altura: 85cm
Madeira de Oliveira: Portugal
Base: calcário da Praia da Adraga, Portugal

 

Oliveira I Oliveira I(experience)
Altura: 85cm
Madeira de Oliveira: Portugal
Base: calcário da Praia da Adraga, Portugal

 

Oliveira II Oliveira II(bird)
Altura: 45cm
Madeira de Oliveira: Portugal
Base: calcário da Praia da Adraga, Portugal


Oliveira II